Pular para o conteúdo principal

Loja Aza Bruxedos

Comprar este produto

Lunações

Texto originalmente postado em 09/02/2016 no Blog Antiga Magia


Além do fascínio que nos causa, a lua é uma grande aliada não só para nós bruxos, mas para toda a humanidade. Muito antes da ciência moderna, era de conhecimento de todos como a lua interfere nas marés, nos cortes de cabelos, no plantio das sementes, nas colheitas, no fluxo menstrual das mulheres, nos nascimentos (já trabalhei em maternidade e sei o que estou dizendo) e claro, nos bruxedos, poções e rituais.

Todo bruxo além de saber, deve entender as diferenças de cada lunação e a sua indicação para cada “propósito”. Vamos lá então:

- LUA NOVA: Dura cerca de 03 dias e se dá quando não há nenhum vestígio deste astro no céu, é o inicio de um novo ciclo. Tradicionalmente é um período de pouco ou nenhum trabalho mágico devido à energia luar estar fraca. Se mesmo assim você quiser trabalhar a energia da lua nova, realize bruxedos para trazer coisas novas para a sua vida, proteção e para descobrir ou redescobrir a si mesmo.

- LUA CRESCENTE: Dura cerca de 11 dias e se inicia na primeira crescente até o dia anterior à lua cheia. Tempo de solicitar crescimento então ideal para bênçãos, curas, consagração de instrumentos mágicos, exceto para o Athame. Banhos para melhorar a autoestima, recuperar energias se encaixam bem neste período.

- LUA CHEIA: Período de aproximadamente 03 dias e que o brilho lunar está no seu apogeu. Período perfeito para feitiços de fertilidade, prosperidade, para aumentar as qualidades psíquicas e porque não pedir um grande amor.

- LUA MINGUANTE: Dura cerca de 11 dias e se inicia logo após a lua cheia até a ultima crescente visível desaparecer. Período para banimentos, quebrar maus hábitos e terminar relacionamentos nocivos e reconciliar com o passado. Momento para consagrar o Athame.

Essas são as principais fases da Lua, mas não podemos esquecer do ECLIPSE LUNAR que em só uma noite temos as quatros fazes lunares. Podemos trabalhar então as quatro fases da lua mas com todo o poder da lua cheia.

A LUA AZUL é quando temos duas luas cheias em mesmo mês o que ocasiona um acúmulo de energia, tornando essa lua duas vezes mais poderosa que uma lua cheia comum. Já a LUA PRETA é quando temos duas luas novas em um mesmo mês. Seguindo o raciocínio da Lua Azul, a Lua Preta é duas vezes mais poderosa que uma lua nova comum.

A LUA NEGRA é a fase de total escuridão da lua, que são os últimos três dias da lua minguante, quando a lua acabou de minguar e desapareceu totalmente, abandonando os céus. Essa fase da lua é mais difícil de ser trabalhada e não é recomendável que alguém recém-chegado à bruxaria já comece a celebrá-la. Porém, o Seu poder é das sombras, do terror, da face destrutiva da Divindade, em geral assusta quem começa a trabalhar com ele, mas é um poder necessário de ser compreendido, pois faz parte da Deusa (e portanto de nós). 

A LUA FORA DE CURSO é a designação para o espaço de tempo entre o último aspecto da Lua em um dado signo até sua entrada no próximo signo. Decisões tomadas durante estes períodos não se desenvolvem da maneira esperada ou não são concretizadas, por este motivo é conveniente evitá-las. Compras efetuadas durante este período podem não apresentar-se como um bom investimento, no caso de equipamentos elétricos ou mecânicos, defeitos podem surgir logo após a aquisição. A Lua Fora de Curso também não favorece eventos públicos e cirurgias, que podem não ocorrer da forma esperada. Nestes casos é conveniente acrescentar uma margem de segurança, 3 horas antes de a Lua sair de curso até 3 horas após a Lua entrar em curso.

Espero que tenham gostado e que tenha sido útil.



Blessed Be!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relação dos Esbats no Hemisfério Sul

Além da celebração dos Sabbats, os Wiccanianos reverenciam outras importantes mudanças que ocorrem na natureza como a mudança das fases lunares. A fase lunar mais importante é a cheia, momento onde a lua encontra-se em seu poder máximo, no ápice de sua força. A lua cheia representa a Deusa em sua face Mãe, o seu aspecto primordial. Aos rituais de Lua cheia damos o nome de Esbat, um termo que passou a ser popularmente usado a partir do início do século XX. A palavra Esbat vem do francês arcaico "Esbatre" que significa "divertir-se". Nos rituais de Lua cheia os Wiccanianos se reúnem em seus Covens, ou realizam cerimônias privativas, para prestarem seu culto devocional à Deusa e ao Deus para praticarem Magia, confeccionarem um talismã, consagrarem objetos e utensílios mágicos ou simplesmente cultuarem seus antigos Deuses. Os Esbats são momentos onde os Bruxos não só realizam suas celebrações em honra à Deusa, mas também compartilham notícias, opiniões e in

Yule - Nascimento do Deus sol, a Criança da Promessa.

HEMISFÉRIO NORTE: 21 OU 22 DE DEZEMBRO HEMISFÉRIO SUL: 21 DE JUNHO O Yule é uma celebração que havia grande importância na Europa pré-Cristã,  também é chamado de “Midwinter” e marca, na Roda do Ano, o Solstício de Inverno,  data em que o período do dia é o menor do ano e a noite é a mais longa. Festival da luz, que comemora a Deusa como Mãe que dá nascimento ao Deus sol, a Criança da Promessa. Sinal de que em breve o inverno irá embora e de que uma nova fase de alegrias está se aproximando: a primavera! É o tempo de celebrar o espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da Primavera. Era bastante comum durante a celebração deste Sabbat que árvores fossem levadas para dentro de casa com o intuito de oferecer abrigo aos Espíritos da Natureza. Os presentes eram oferecidos aos Espíritos e comidas eram oferecidas aos animais que tinham dificuldade de encontrar alimento por causa do frio extremo. O pinhei

Esbat Janeiro - Lua da Benção

Em janeiro ocorre o Esbat da Lua da Benção, primeira das treze luas que virão no ano que se inicia.  É o momento onde vemos a natureza em sua plena maturidade. As sementes germinaram e chegou a hora de pensar no que será guardado para o inverno e relembrar os “grãos” (sonhos) que foram plantados em Setembro, na Lua dos Ventos. Agora é chegado o momento de preparar-se para a materialização dos frutos de nossas ações.  Última lua antes da primeira colheita.É amarela como o hidromel.  Por estar próximo ao Sabbat de Litha e do tempo que os antigos pagãos preparavam os prados para as celebrações das colheitas, se torna um bom momento de pedir a benção e proteção para o novo ciclo. Hora de ter tranquilidade, foco nos objetivos, relembrar e "guardar" as lições aprendidas. Erva: madressilva Cor: amarela Momento ideal para: preparar-se para o sucesso, meditar sobre os objetivos e planejar o futuro, escrever no Livro das Sombras as bênçãos desejadas para o próximo an