Pular para o conteúdo principal

Loja Aza Bruxedos

Comprar este produto

A Magia dos dias da semana

Texto originalmente postado em 09/08/2016 no Blog Antiga Magia




“Há milênios que os povos atribuem a cada dia um tipo de vibração, relacionada aos deuses e aos planetas do sistema solar. Na sexta-feira, enfeite a casa com flores, abra o espírito a tudo o que é belo. E celebre os domingos com a família e os amigos, regidos pelo caloroso Sol.
Os antigos associaram os deuses e os planetas aos dias da semana e descobriram uma tônica em cada um: por exemplo, alegria para o domingo, dia do sol, e amor para a sexta-feira, dia consagrado a Vênus. Você pode aproveitar com essas forças para inspirar e melhorar sua rotina.
Essa energia da natureza, que os antigos aproveitavam nas funções quotidianas, pode ser usada para planejar suas ações, em qualquer lugar. Se um conflito a resolver, evite fazê-lo na terça, pois Marte era o deus da guerra, e os ânimos podem estar exaltados. Já a segunda-feira, dia da lua, rege as emoções e facilita a intimidade.
Os nomes que ainda hoje batizam os dias em vários idiomas homenageiam os astros conhecidos nos primórdios da astronomia e da astrologia, que a princípio andavam juntas: sol, lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Essas divindades romanas encontraram correspondência nos cultos de povos de outras partes do mundo. Os deuses simbolizam arquétipos, que são características comuns a todos os seres humanos, em todos os tempos, como a bravura, a responsabilidade e a sedução.
Os orientais usaram os mesmos astros ao criar seus calendários. Na Índia, o Panchang, baseado nos ciclos da lua, orientava cálculos dos horóscopos e celebrações religiosas. A divisão oficial da semana em sete dias aconteceu apenas três séculos depois de Jesus Cristo, por decreto do imperador Constantino, no ano 321. Até então, havia povos com calendários divididos em quatro dias, outros em dez.
Com o avanço do cristianismo, o sábado e o domingo, dias de Saturno e do sol, receberam os nomes religiosos de sabbatum (do hebraico shabbath, que significa descanso) e dominica (que quer dizer dia do Senhor).
Em Portugal e no Brasil, retomou-se o antigo hábito cristão de numerar cada dia em relação ao sabbatum, usando a terminação-feria (feriado). Assim, o segundo feriado depois do sábado virou a segunda-feira, o terceiro, a terça, e assim respectivamente, por todos os dias. O domingo, dia do Senhor, substituiu a prima feria.

Conheça a seguir as vibrações associadas aos dias da semana e aprenda a sintonizar-se com elas usando cores, pedras e aromas.

1) Domingo:
O dia do sol, homenageado em vários idiomas como no inglês “Sunday”, inaugura a semana, irradiando brilho e calor, como o próprio astro. Essa energia de fogo inspira atitudes abertas, como receber em casa a família e os amigos, promover almoços e reuniões. Capriche nos detalhes, enfeite a mesa com flores e louças bonitas.
O sol coloca luz sobre as questões, ajudando a desfazer mal-entendidos e a esclarecer assuntos nebulosos, e torna o dia favorável à promoção da expansão e da prosperidade, em todos os sentidos. Os hindus consagravam o domingo a Surya, deus responsável por todas as manifestações da energia, e consideravam o domingo propício para qualquer tipo de acção, já que do sol surgiram os outros planetas, que regem todos os aspectos da vida humana.
Sinta a força dentro de você, coragem, determinação e poder de decidir estão em alta. Pense no domingo não apenas como dia de descanso e lazer, mas como ponto de partida da semana que se inicia. Experimente programar sua agenda, e seus compromissos irão fluir melhor nos próximos dias. Esse é um bom momento para falar em público e expor suas idéias a outras pessoas.
Tire um tempo também para cuidar do corpo, tome um longo banho com sais ou óleos revigorantes, trate da pele e use suas melhores roupas, jóias e perfumes. Evite as conversas reservadas ou que exponham sua intimidade.

Deus romano: Hélio, deus do sol;

Deus indiano: Surya, deus da energia

Planeta: Sol

Signo: Leão

Cores: amarelo-ouro e dourado

Aroma: alecrim

Metal: ouro

Pedra: pedra-do-sol

Anjo: Michael

Bom para: expansão e atitudes calorosas

Ruim para: recolhimento e assuntos íntimos


2) Segunda-feira:
Depois do calor e da expansividade do domingo, a segunda-feira chega trazendo um tipo de energia mais pacificadora, convidando à interiorização. Caso esteja em casa ou em algum lugar calmo, tranqüilo, medite por alguns minutos ou, pelo menos, volte o olhar um pouco para dentro de si mesmo. No trabalho, evite ações enérgicas e situações de confronto. Sinta suas forças sendo restauradas para enfrentar a semana de trabalho com mais equilíbrio.
Os indianos há 3 mil anos já acreditavam que a energia receptiva do dia da lua (somvar, em seu antigo idioma, o sânscrito) favorecia a resolução de dificuldades emocionais, conflitos familiares ou problemas ligados às origens e raízes pessoais, que são assuntos regidos pelo astro.
Cultive a feminilidade
As forças lunares favorecem o uso da energia psíquica e da intuição, além da compreensão das mensagens que nos chegam do inconsciente por meio dos sonhos, por exemplo. Como o satélite da Terra representa também a feminilidade e a maternidade, a segunda-feira é ideal para tratar desses temas. Ligue-se também a sua trajetória pessoal, reveja fotos e álbuns de família e homenageie seus antepassados.
Aproveite os momentos de recolhimento para fazer o planejamento da semana e agendar suas tarefas. Ao longo do dia, porém, evite se sobrecarregar de compromissos e freqüentar lugares muito movimentados.

Deus romano: Luna, deusa lunar

Deus indiano: Shiva, deus da transmutação

Planeta: Lua

Signo: Câncer

Cores: branco e prateado

Pedra: pedra-da-lua

Metal: prata

Aroma: eucalipto

Anjo: Gabriel

Bom para: interiorização e meditação

Ruim para: frequentar lugares agitados


3) Terça-feira:
O deus da guerra romano batizou a terça-feira em vários idiomas, como o espanhol (martes), o francês (mardi) e o hindu (mangalwar), que significam dia de Marte. A força e dinamismo da divindade encontram correspondência em Tyr, o mais corajoso dos deuses nórdicos, que emprestou seu nome para “Tuesday”, em inglês.
A energia marciana, vigorosa e masculina, faz da terça-feira o período ideal para tomar atitudes concretas e resolver pendências. O planeta vermelho, que está em seu ponto mais próximo da Terra nos últimos 60 mil anos, nos empresta seu forte impulso como uma ajuda extra para concretizar projetos. Vá à luta e batalhe por seus interesses. Para os hindus, o regente da terça é Ganesha, deus com cabeça de elefante, que abre caminhos e remove obstáculos.
Movimente o corpo
Essa poderosa influência direcionada à ação nos estimula a movimentar o corpo e colocar a energia para fora. Corra, faça ginástica e esporte, de preferência ao ar livre. Como o planeta rege também a sexualidade, seu dia nos convida a desfrutar o prazer sem inibições.
Como a vibração de Marte tem uma conotação bélica, modere os excessos e tenha cuidado com a velocidade. Cultive o bom senso e a prudência e não se deixe dominar pelos impulsos, que podem levar a atitudes destrutivas. Se puder, adie as atividades que exijam mais paciência e diplomacia.

Deus romano: Marte, deus da guerra e da sabedoria

Deus indiano: Ganesha, deus da alegria e da expansão

Planeta: Marte

Signos: Áries e Escorpião

Cor: vermelho

Metal: ferro

Pedras: rubi, granada

Aroma: pinho

Anjo: Camael

Bom para: gastar energia e impulsionar projetos

Ruim para: acordos e atividades que exijam minúcias


4) Quarta-feira:
Comunicação é a palavra-chave para o dia regido por Mercúrio, deus com asas nos pés, que era o mensageiro divino para os romanos. Tanto o idioma espanhol quanto o francês o homenageiam com os nomes miércoles e mercredi, respectivamente.
O planeta mais quente e próximo do sol confere ao quotidiano seu ritmo acelerado, estimulando as ações rápidas e objetivas. Mercúrio facilita todas as formas de expressão, ao mesmo tempo em que torna nossa mente mais ágil e inspirada. Aproveite essa vibração para mentalizar tudo o que deseja de positivo para sua vida e traçar estratégias em direção a seus planos e metas. Dedique-se também a atividades intelectuais, como ler, escrever, estudar e fazer pesquisas, que se tornam mais produtivas e prazerosas.
Converse e estimule a mente
Esse é um bom dia também para sair, encontrar amigos, trocar idéias, conhecer gente nova, enviar e-mails e bater papo na internet veículo perfeito para a rapidez mercuriana.
Como na astrologia o planeta rege os cuidados com o corpo, ligados ao signo de Virgem, você pode aproveitar o dia para começar uma dieta de emagrecimento ou desintoxicação ou optar por uma alimentação mais saudável.

Deus romano: Mercúrio, deus do comércio e da comunicação, mensageiro dos deuses

Deus indiano: Krishna, deus do amor e da consciência

Planeta: Mercúrio

Signos: Gêmeos e Virgem

Cores: amarelo e laranja

Metal: mercúrio

Pedra: topázio amarelo

Aromas: menta e hortelã

Anjo: Rafael

Bom para: sair e se comunicar

Ruim para: introspecção, isolamento, atividades solitárias


5) Quinta-feira:
Os romanos consagravam esse dia a Júpiter, seu deus supremo e todo-poderoso. Os nomes jueves, em espanhol, e jeudi, em francês, conservam essa ligação com a divindade. No panteão nórdico, Thor, deus do trovão, que empunhava um martelo mágico que o tornava invencível nas batalhas, batizou a quinta-feira em inglês – “Thursday”.
Na mitologia, Júpiter dava a palavra final em todas as questões, quer envolvessem deuses ou homens. Sabedoria, justiça e força são alguns dos atributos divinos que podemos invocar nesse dia. Na astrologia, o planeta é considerado uma das influências mais benéficas e rege o sector ligado a crenças e valores, a estudos e filosofia. Aproveite para iniciar um curso, ler ou pesquisar assuntos que possam expandir seus horizontes e elevar sua consciência, principalmente os ligados a religião e espiritualidade.
Atraia a prosperidade
Use essa energia para fazer pedidos de prosperidade e abundância, que são domínios jupiterianos. Ele também abre caminhos para os ganhos financeiros e o sucesso profissional. Como Júpiter decidia sobre o perdão ou o castigo, seu dia favorece as questões ligadas à justiça, como processos, que tendem a se encaminhar e obter resultados favoráveis.

Deus romano: Júpiter, deus supremo

Deus indiano: Dattatray, deus professor, ligado às religiões e filosofias

Planeta: Júpiter

Signos: Sagitário e Peixes

Cor: azul-vibrante

Metal: estanho

Pedras: safira

Aroma: sálvia

Anjo: Zedequiel

Bom para: fazer pedidos e encaminhar as finanças

Ruim para: freqüentar ambientes pesados ou conturbados


6) Sexta-feira:
As vibrações harmoniosas da deusa Vênus tornam esse dia da semana particularmente inspirado para todos os assuntos relacionados ao amor, à beleza, aos impulsos artísticos e ao prazer dos sentidos. A deusa, que na mitologia romana incitava Cupido a flechar os corações de deuses e mortais, emprestou seu nome para a sexta-feira em francês (vendredi) e em espanhol (viernes). Em inglês, “Friday” foi consagrado a Freya, deusa da sensualidade dos nórdicos.
Nesse dia, traga beleza e prazer para sua rotina. Cuide do visual, use suas melhores roupas, perfume-se e enfeite sua casa com flores, para render homenagem à deusa mais vaidosa. O dia é ótimo também para visitar museus, exposições e galerias de arte, que nos colocam em sintonia com a fina sensibilidade venusiana.
Abra-se para o amor
Todos os assuntos do coração estão mais do que favorecidos. Procure expressar seu afeta não só com o parceiro, mas com todos a quem ama. Para os hindus, que chamam a sexta-feira de shukrawar, ele propicia todas as formas de pacto amoroso, inclusive a reconciliação.
Nesse dia marcado pela leveza, se puder adie os assuntos mais sérios, que exijam compenetração e profundidade. Fuja de discussões, pessoas agressivas e ambientes conturbados.

Deus romano: Vênus, deusa do amor e da beleza

Deus indiano: Lakshmi, deusa da riqueza

Planeta: Vênus

Signos: Touro e Libra

Cores: rosa e verde-claro

Metal: cobre

Pedras: esmeralda, quartzo rosa

Aroma: maçã

Anjo: Haniel

BOM PARA: ligações amorosas

RUIM PARA: discussões e decisões sérias


7) Sábado:
Saturno era o último planeta do sistema solar conhecido pelos povos antigos e, para eles, assinalava os limites do Universo. Na astrologia, foi associado à responsabilidade, à consciência e à noção das próprias limitações, atributos do deus romano que batizou esse dia na língua inglesa (saturday).
Da mesma forma que assinala o fim de mais um ciclo o semanal, o sábado é o dia propício para encarar e tentar superar desafios e restrições que impedem o crescimento e a expansão. Aproveite para fazer um balanço do que realizou e do que falta por fazer, reveja o passado e visualize o futuro. Termine tarefas, honre seus compromissos e procure eliminar o que já não serve mais em sua vida. Finalmente, descanse e restaure as forças para começar a nova semana que começa no domingo. Tente não dar início a novos projetos: prefira fazê-lo na terça-feira ou na quinta-feira, se possível.
Avalie perdas e ganhos
Você não precisa sacrificar o espírito de diversão próprio do sábado para essa reflexão. Apenas reserve algum tempo, por menor que seja para esse exame interno. Aproveite também o contacto com a natureza para refletir sobre os ciclos da vida, que são regidos por Saturno.

Deus romano: Saturno, deus do tempo

Deus indiano: Hanuman, deus da força para superar limites

Planeta: Saturno

Signos: Capricórnio e Aquário

Cor: cinza-chumbo

Metal: chumbo

Pedra: ônix

Aroma: mirra

Anjo: Cassiel

Bom para: descansar e entender desafios e limitações

Ruim para: começar novos projetos



FONTE: http://www.imagick.org.br/blog/a-magia-dos-dias-da-semana/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relação dos Esbats no Hemisfério Sul

Além da celebração dos Sabbats, os Wiccanianos reverenciam outras importantes mudanças que ocorrem na natureza como a mudança das fases lunares. A fase lunar mais importante é a cheia, momento onde a lua encontra-se em seu poder máximo, no ápice de sua força. A lua cheia representa a Deusa em sua face Mãe, o seu aspecto primordial. Aos rituais de Lua cheia damos o nome de Esbat, um termo que passou a ser popularmente usado a partir do início do século XX. A palavra Esbat vem do francês arcaico "Esbatre" que significa "divertir-se". Nos rituais de Lua cheia os Wiccanianos se reúnem em seus Covens, ou realizam cerimônias privativas, para prestarem seu culto devocional à Deusa e ao Deus para praticarem Magia, confeccionarem um talismã, consagrarem objetos e utensílios mágicos ou simplesmente cultuarem seus antigos Deuses. Os Esbats são momentos onde os Bruxos não só realizam suas celebrações em honra à Deusa, mas também compartilham notícias, opiniões e in

Yule - Nascimento do Deus sol, a Criança da Promessa.

HEMISFÉRIO NORTE: 21 OU 22 DE DEZEMBRO HEMISFÉRIO SUL: 21 DE JUNHO O Yule é uma celebração que havia grande importância na Europa pré-Cristã,  também é chamado de “Midwinter” e marca, na Roda do Ano, o Solstício de Inverno,  data em que o período do dia é o menor do ano e a noite é a mais longa. Festival da luz, que comemora a Deusa como Mãe que dá nascimento ao Deus sol, a Criança da Promessa. Sinal de que em breve o inverno irá embora e de que uma nova fase de alegrias está se aproximando: a primavera! É o tempo de celebrar o espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da Primavera. Era bastante comum durante a celebração deste Sabbat que árvores fossem levadas para dentro de casa com o intuito de oferecer abrigo aos Espíritos da Natureza. Os presentes eram oferecidos aos Espíritos e comidas eram oferecidas aos animais que tinham dificuldade de encontrar alimento por causa do frio extremo. O pinhei

Esbat Janeiro - Lua da Benção

Em janeiro ocorre o Esbat da Lua da Benção, primeira das treze luas que virão no ano que se inicia.  É o momento onde vemos a natureza em sua plena maturidade. As sementes germinaram e chegou a hora de pensar no que será guardado para o inverno e relembrar os “grãos” (sonhos) que foram plantados em Setembro, na Lua dos Ventos. Agora é chegado o momento de preparar-se para a materialização dos frutos de nossas ações.  Última lua antes da primeira colheita.É amarela como o hidromel.  Por estar próximo ao Sabbat de Litha e do tempo que os antigos pagãos preparavam os prados para as celebrações das colheitas, se torna um bom momento de pedir a benção e proteção para o novo ciclo. Hora de ter tranquilidade, foco nos objetivos, relembrar e "guardar" as lições aprendidas. Erva: madressilva Cor: amarela Momento ideal para: preparar-se para o sucesso, meditar sobre os objetivos e planejar o futuro, escrever no Livro das Sombras as bênçãos desejadas para o próximo an