Além da celebração dos Sabbats, os Wiccanianos reverenciam outras importantes mudanças que ocorrem na natureza como a mudança das fases lunares.
A fase lunar mais importante é a cheia, momento onde a lua encontra-se em seu poder máximo, no ápice de sua força. A lua cheia representa a Deusa em sua face Mãe, o seu aspecto primordial.
Aos rituais de Lua cheia damos o nome de Esbat, um termo que passou a ser popularmente usado a partir do início do século XX.
A palavra Esbat vem do francês arcaico "Esbatre" que significa "divertir-se".
Nos rituais de Lua cheia os Wiccanianos se reúnem em seus Covens, ou realizam cerimônias privativas, para prestarem seu culto devocional à Deusa e ao Deus para praticarem Magia, confeccionarem um talismã, consagrarem objetos e utensílios mágicos ou simplesmente cultuarem seus antigos Deuses. Os Esbats são momentos onde os Bruxos não só realizam suas celebrações em honra à Deusa, mas também compartilham notícias, opiniões e informações sobre suas diferentes experiências e práticas na Arte. Habitualmente cânticos e danças são parte integrante dos Esbats.
Treze lunações são celebradas no decorrer de um ano. Isso acontece por que os Wiccanianos seguem os antigos calendários lunares dos povos celtas, baseados em 13 meses com 28 dias.
Durante o Esbat honramos nossos Deuses e agradecemos suas bênçãos e presença em nossas vidas. Neste período também lançamos feitiços de acordo com as influências lunares em voga ou momento do ano em que nos encontramos. Se houver necessidade, também podemos realizar práticas divinatórias e rituais de cura. Um Ritual de Lua Cheia pode também consistir simplesmente em sentir o fluir das energias ou uma prática meditativa, única e exclusivamente.
Uma prática comum nos rituais de Esbat é o ato de Puxar a Lua Para Baixo onde o poder lunar e da Deusa são atraídos para uma Sacerdotisa ou Bruxa. Isto pode ser realizado em um Coven ou até mesmo pelo praticante solitário. Quando puxamos a Lua, convocamos os poderes mágicos lunares para que entrem em nós e iluminem nossa alma. Esta energia pode ser usada posteriormente para a realização de um feitiço, consagração ou para ser emitida a alguém que precisa de cura.
Hoje, com o crescente interesse sobre as práticas Pagãs, pessoas de todas as idades e condições se encontram nas noites de Lua Cheia para reverenciar a Deusa e a vida. Como os Sabbats, celebrar os Esbats nos coloca em harmonia com toda a natureza pois se as mudanças das fases lunares exercem influência sobre as marés e plantio das sementes, elas seguramente influenciam nossas emoções e acontecimentos diários.
Cada uma das lunações recebe um nome específico que reflete o momento da Roda do Ano em que ela se encontra expressando um dos muitos temas da vida humana. Estes nomes podem variar de Bruxo para Bruxo ou dependendo da Tradição. Os nomes que seguem são os mais comuns e largamente utilizados entre a comunidade Pagã.
JANEIRO: Lua das Bençãos
É o momento onde vemos a natureza em sua plena maturidade.
As sementes germinaram e chegou a hora de pensar no que será guardado para o inverno e relembrar os “grãos” (sonhos) que foram plantados em Setembro, na Lua dos Ventos. Agora é chegado o momento de preparar-se para a materialização dos frutos de nossas ações. Última lua antes da primeira colheita.
Erva: madressilva
Cor: amarela
Momento ideal para: preparar-se para o sucesso, meditar sobre os objetivos e planejar o futuro, escrever no Livro das Sombras as bênçãos desejadas para o próximo ano e marcar as que conseguiu no final do mesmo.
FEVEREIRO: Lua da Colheita
Esta lunação marca o período da primeira colheita e a retribuição dos benefícios de nossas ações. Momento de nos alimentarmos interna e externamente, lutando pelos nossos sonhos.
Erva: louro, mirra
Cor: verde escura
Momento ideal para: encontros, fortalecer as amizades e lutar pelos sonhos
MARÇO: Lua da Cevada/ Milho
Esta lunação marca o período da segunda colheita. E momento de agradecer pela fartura e abundância e meditar sobre o equilíbrio da vida. É o momento ideal para organizar nossa vida espiritual e emocional.
Erva: avelã, alecrim e louro
Cor: marrom
Momento ideal para: agradecer pelas conquistas, meditar, organizar e fortalecer os diferentes aspectos da vida.
ABRIL: Lua de Sangue
Esta lunação marcava o período sazonal da caça e estoque de comida para o inverno. Momento de celebrar os ancestrais e meditar sobre o tema morte e renascimento, já que o Sabbat Samhain se aproxima. Hora de deixar de lado os hábitos nocivos e se desfazer das coisas que não nos servem mais, dentro e fora de nós.
Erva: cipreste
Cor: vermelha
Momento ideal para: se livrar de vícios, purificar e buscar harmonia
MAIO: Lua Escura
É a lunação da transformação e preparação para a chegada do inverno. Momento ideal para fazer a paz consigo mesmo e com aqueles ao seu redor.
Erva: cedro
Cor: cinza
Momento ideal para: buscar o entendimento, fortalecer a comunicação com a Deusa e com o Deus, encontrar a paz. Enfrentar nos erros e medos.
JUNHO: Lua do Carvalho
Lunação do renascimento espiritual, recomeço e transmutação. Após o Solstício de Inverno que ocorre neste mês marcando a noite mais longa do ano, os dias passarão a ser maiores que as noites. Exatamente por este motivo, esta lunação é ideal para nos levar ao encontro de nossa alma. Conforme a luz solar crescer, sua energia iluminará nas vidas nos mostrando os caminhos a serem percorridos
Erva: carvalho, patchouli, mirra e gengibre
Cor: violeta
Momento ideal para: buscar pelo renascimento, auxiliar amigos e familiares, pedir orientação aos Deuses
JULHO: Lua do Lobo
Lunação ideal para trabalharmos os sentimentos interiore e de trabalhos em grupos. O período de reclusão nas noites frias e longas do inverno estão passando e é hora de despertarmos, nos preparando para o florescer da primavera.
Erva: bétula, rosa branca
Cor: roxa
Momento ideal para: gestação, concepção, proteção, estudar os projetos que desejamos ver realizados
AGOSTO: Lua da Tempestade
Lunação associada ao Sabbat Imbolc e consequentemente ideal para purificação, limpeza e descartar o que não nos serve mais. O sol começa a dar seus primeiros sinais de força e luz e as trevas são dissipadas. Período de chuvas que fertilizam a terra fazendo brotar a vida.
Erva: Lavanda
Cor: azul
Momento ideal para: canalizar a energia necessária para a realização dos desejos, purificação, cura, cuidar do lar e família
SETEMBRO: Lua dos Ventos
É a lunação que marca o momento de arar e semear. A terra despertou do seu sono profundo e agora é hora de ter esperança e deixar os ventos da transformação trazerem nova energia para a sua vida. Soprar para longe aquilo que não cabe a nós.
Erva: Amieiro
Cor: branco
Momento ideal para: crescer, prosperar, acreditar, recomeçar algo que foi deixado de lado no passado
OUTUBRO: Lua das sementes
A Terra se enche de luz e o que foi plantado agora começa lentamente a germinar. A união da Deusa e do Deus traz a energia fertilizadora necessária para que a futura colheita seja farta e abundante.
Erva: Manjericão
Cor: verde claro
Momento ideal para: produzir ou desenvolver algo, aproveitar as oportunidades e a sorte, trabalhar nosso temperamento
NOVEMBRO: Lua da Lebre
É hora de celebrar o amor e a vida. Esta lunação marca o período que segue a união da Deusa e do Deus. A Terra está cheia de poder pronto para ser utilizado. É hora de abraçar as diversas partes do nosso eu e reconhecer que todas elas fazem parte de nossa natureza e precisam ser equilibradas. Despertar da consciência.
Erva: rosas e sândalo
Cor: rosa
Momento ideal para: usar nossa energia criativa, buscar pelo amor ideal e verdadeiro, fortalecer nossa ligação com a natureza.
DEZEMBRO: Lua Brilhante
Esta lunação indica o momento de honrarmos a Deusa e agradecer pelo aprendizado conquistado no decorrer do ano. O Verão agora se inicia trazendo o poder do Deus solar à Terra. O velho morrerá para dar espaço ao novo e por isso agora somos capazes de nos fortalecer.
Erva: flor do campo
Cor: laranja
Momento ideal para: tomar decisões, assumir responsabilidades, fortalecer as relações amorosas, conquistar um novo amor
Lua do Vinho: É a Lua excedente do ano ou a 13ª Lua. Com a mudança do calendário lunar para o calendário solar, houve uma sobreposição de alguns meses. Às vezes existem doze Luas durante o ano solar e às vezes treze. Quando essa Lua “extra” surge geralmente nasce em Abril ou Maio, normalmente, antes da Lua de Sangue. Sua cor é a vermelho púrpura, a cor do vinho e da vida. Essa é a Lua da profecia e da inspiração sagrada.
Comentários
Postar um comentário