Pular para o conteúdo principal

Loja Aza Bruxedos

Comprar este produto

Sabbat Ostara - Equinócio da Primavera



Hemisfério norte: 21 ou 22 de Março
Hemisfério sul: 21 ou 22 de Setembro


Também conhecido como Sabbat do Equinócio Vernal, celebra a chegada da primavera com a fertilidade que celebra o redespertar da vida na Terra. Esse festival celebra o dia em que o Sol, em sua migração para o Norte, atravessa a linha do Equador. Ostara marca a data em que o dia e a noite têm igual duração, mas a partir deste dia os dias serão mais longos. Momento de equilíbrio perfeito entre as energias do sol e lua, dia e noite, masculino e feminino, yin e yang.

Sinaliza o tempo em que as sementes são plantadas e começam o seu processo de crescimento. Emergimos do nosso submundo pessoal e sentimos novamente o poder da luz. É o momento de cultivarmos nossas sementes (metas e objetivos).
Os aspectos da Deusa invocados nesse Sabbat são Eostre (a deusa saxônica da fertilidade) e Ostara (a deusa alemã da fertilidade).
O Cristianismo absorveu muito dos costumes e folclores Pagãos de Ostara, pois no hemisfério Norte a atual data pascal ocorre próximo à data de Ostara. A palavra inglesa para Páscoa é “Easter”, provém do nome da Deusa Eostre, também designada Ostara ou Eostar.
Sabemos que na comemoração da Páscoa há o renascimento de Jesus e que se trocam ovos de chocolate, e que principalmente esses ovos são trazidos pelo coelho da Páscoa. Em Ostara, quem ressuscita é a Terra que deixa o frio para trás e floresce novamente com a energia do Deus Sol e da Deusa jovem.
O coelho também é um dos símbolos de fertilidade da Deusa, pois eles levam um período de 28 dias para gestarem e darem à luz – 28 dias é o ciclo de uma lunação. Além disso a lenda do coelho da Páscoa tem uma estreita relação com a história da Deusa Eostre, em que um gentil coelho pedia favores a Deusa e em troca botou ovos que decorou e a presenteou. Segundo a lenda, Eostre ficou maravilhada com a beleza dos ovos e desejou que toda a humanidade pudesse partilhar de tamanha beleza e alegria. Os ovos, que obviamente são símbolos da fertilidade e da reprodução, eram usados nos antigos ritos da fertilidade. Pintados com vários símbolos mágicos, eram lançados ao fogo ou enterrados como oferendas à Deusa. Em certas partes do mundo pintavam-se os ovos do Equinócio da Primavera de amarelo ou dourado (cores solares sagradas), utilizando-os em rituais para honrar o Deus Sol.
Até hoje, o Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar, que estabelece o dia santo no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no ou após o Equinócio da Primavera. (Formalmente isso marca a fase da “gravidez” da Deusa Tríplice, atravessando a estação fértil.).

Correspondências:

Incensos: violeta africana, jasmim, rosa sálvia e morango.
Cores das velas: dourada, verde, amarela.
Pedras preciosas sagradas: ametista, água-marinha, hematita, jaspe vermelho.
Ervas ritualísticas tradicionais: bolota, quelidônia, cinco-folhas, crocus, narciso, corniso, lírio-da-páscoa, madressilva, íris, jasmim, rosa, morango, atanásia e violetas.

Blesssed Ostara a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relação dos Esbats no Hemisfério Sul

Além da celebração dos Sabbats, os Wiccanianos reverenciam outras importantes mudanças que ocorrem na natureza como a mudança das fases lunares. A fase lunar mais importante é a cheia, momento onde a lua encontra-se em seu poder máximo, no ápice de sua força. A lua cheia representa a Deusa em sua face Mãe, o seu aspecto primordial. Aos rituais de Lua cheia damos o nome de Esbat, um termo que passou a ser popularmente usado a partir do início do século XX. A palavra Esbat vem do francês arcaico "Esbatre" que significa "divertir-se". Nos rituais de Lua cheia os Wiccanianos se reúnem em seus Covens, ou realizam cerimônias privativas, para prestarem seu culto devocional à Deusa e ao Deus para praticarem Magia, confeccionarem um talismã, consagrarem objetos e utensílios mágicos ou simplesmente cultuarem seus antigos Deuses. Os Esbats são momentos onde os Bruxos não só realizam suas celebrações em honra à Deusa, mas também compartilham notícias, opiniões e in...

Yule - Nascimento do Deus sol, a Criança da Promessa.

HEMISFÉRIO NORTE: 21 OU 22 DE DEZEMBRO HEMISFÉRIO SUL: 21 DE JUNHO O Yule é uma celebração que havia grande importância na Europa pré-Cristã,  também é chamado de “Midwinter” e marca, na Roda do Ano, o Solstício de Inverno,  data em que o período do dia é o menor do ano e a noite é a mais longa. Festival da luz, que comemora a Deusa como Mãe que dá nascimento ao Deus sol, a Criança da Promessa. Sinal de que em breve o inverno irá embora e de que uma nova fase de alegrias está se aproximando: a primavera! É o tempo de celebrar o espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da Primavera. Era bastante comum durante a celebração deste Sabbat que árvores fossem levadas para dentro de casa com o intuito de oferecer abrigo aos Espíritos da Natureza. Os presentes eram oferecidos aos Espíritos e comidas eram oferecidas aos animais que tinham dificuldade de encontrar alimento por causa do frio extremo. ...

A Magia dos dias da semana

Texto originalmente postado em 09/08/2016 no Blog Antiga Magia “Há milênios que os povos atribuem a cada dia um tipo de vibração, relacionada aos deuses e aos planetas do sistema solar. Na sexta-feira, enfeite a casa com flores, abra o espírito a tudo o que é belo. E celebre os domingos com a família e os amigos, regidos pelo caloroso Sol. Os antigos associaram os deuses e os planetas aos dias da semana e descobriram uma tônica em cada um: por exemplo, alegria para o domingo, dia do sol, e amor para a sexta-feira, dia consagrado a Vênus. Você pode aproveitar com essas forças para inspirar e melhorar sua rotina. Essa energia da natureza, que os antigos aproveitavam nas funções quotidianas, pode ser usada para planejar suas ações, em qualquer lugar. Se um conflito a resolver, evite fazê-lo na terça, pois Marte era o deus da guerra, e os ânimos podem estar exaltados. Já a segunda-feira, dia da lua, rege as emoções e facilita a intimidade. Os nomes que ainda hoje batizam os...