Celebrado em 31 de outubro no hemisfério norte e 1º de maio no hemisfério sul.
Um dos quatro grandes Sabbats da roda do ano, considerado o grande Sabbat e a noite mais mágica do ano. Simboliza a morte do Deus que renascerá em Yule como a criança da esperança. Pelos antigos celtas, essa noite dividia o ano em duas estações, Inverno e Verão.
Ocorre no pico do outono, momento em que o sol está enfraquecendo mais rapidamente associado a morte do Deus. Era o tempo que os antigos povos da Europa sacrificavam a maioria dos animais e preservavam a sua carne para consumo na estação do inverno. Somente os animais mais fortes e viris eram mantidos vivos para reprodução na próxima primavera.
Na noite de Samhain, o véu que separa o mundo material do mundo espiritual está mais fino e o contato com nossos ancestrais que repousam na "Terra de Verão" se torna mais fácil. Em contra partida, os maus espíritos e todos os seres que queiram nos perturbar, se aproveitam desse momento para "passear" no nosso mundo. Muitos ascendiam fogueiras para facilitar o retorno desses espíritos para o Outro Mundo. A confecção do Jack O'Lantern se iniciou nesse tempo para proteger as casas se colocados nos batentes de suas janelas ou as pessoas que precisam sair durante a noite (nesse caso seriam usados como máscaras).
Muitas práticas adivinhatórias foram associadas a este Sabbat, principalmente aquelas que prenunciavam casamentos e fortunas para o ano que se inicia.
É um tempo de reflexão, no qual olhamos o que fizemos no ano que está terminando e estabelecemos metas para o ano que se inicia.
(fonte: WICCA A Religião da Deusa de Claudiney Prieto)
Comentários
Postar um comentário