Pular para o conteúdo principal

Loja Aza Bruxedos

Comprar este produto

Sabbat Samhain




Celebrado em 31 de outubro no hemisfério norte e 1º de maio no hemisfério sul.

Um dos quatro grandes Sabbats da roda do ano, considerado o grande Sabbat e a noite mais mágica do ano. Simboliza a morte do Deus que renascerá em Yule como a criança da esperança. Pelos antigos celtas, essa noite dividia o ano em duas estações, Inverno e Verão.
Ocorre no pico do outono, momento em que o sol está enfraquecendo mais rapidamente associado a morte do Deus. Era o tempo que os antigos povos da Europa sacrificavam a maioria dos animais e preservavam a sua carne para consumo na estação do inverno. Somente os animais mais fortes e viris eram mantidos vivos para reprodução na próxima primavera. 
Na noite de Samhain, o véu que separa o mundo material do mundo espiritual está mais fino e o contato com nossos ancestrais que repousam na "Terra de Verão" se torna mais fácil. Em contra partida, os maus espíritos e todos os seres que queiram nos perturbar, se aproveitam desse momento para "passear" no nosso mundo. Muitos ascendiam fogueiras para facilitar o retorno desses espíritos para o Outro Mundo.  A confecção do Jack O'Lantern se iniciou nesse tempo para proteger as casas se colocados nos batentes de suas janelas ou as pessoas que precisam sair durante a noite (nesse caso seriam usados como máscaras). 
Muitas práticas adivinhatórias foram associadas a este Sabbat, principalmente aquelas que prenunciavam casamentos e fortunas para o ano que se inicia.
É um tempo de reflexão, no qual olhamos o que fizemos no ano que está terminando e estabelecemos metas para o ano que se inicia.

(fonte: WICCA A Religião da Deusa de Claudiney Prieto)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Magia dos dias da semana

Texto originalmente postado em 09/08/2016 no Blog Antiga Magia “Há milênios que os povos atribuem a cada dia um tipo de vibração, relacionada aos deuses e aos planetas do sistema solar. Na sexta-feira, enfeite a casa com flores, abra o espírito a tudo o que é belo. E celebre os domingos com a família e os amigos, regidos pelo caloroso Sol. Os antigos associaram os deuses e os planetas aos dias da semana e descobriram uma tônica em cada um: por exemplo, alegria para o domingo, dia do sol, e amor para a sexta-feira, dia consagrado a Vênus. Você pode aproveitar com essas forças para inspirar e melhorar sua rotina. Essa energia da natureza, que os antigos aproveitavam nas funções quotidianas, pode ser usada para planejar suas ações, em qualquer lugar. Se um conflito a resolver, evite fazê-lo na terça, pois Marte era o deus da guerra, e os ânimos podem estar exaltados. Já a segunda-feira, dia da lua, rege as emoções e facilita a intimidade. Os nomes que ainda hoje batizam os...
HALLOWEEN E PAGANISMO Dia das Bruxas, uma data tão marcada por filmes, crenças e costumes que acaba por ser lembrada apenas como mais uma oportunidade de fazer uma festa à fantasia. Porém, a origem do Halloween vem das tradições dos antigos povos pagãos que habitavam a Gália e as ilhas britânicas, entre os anos 600 a.C e 800 d.C. Tratava-se simplesmente de um grande Sabbat do calendário celta chamado Samhain, que ocorria entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro e que marcava o fim do verão e homenageava os ancestrais. “Samhain” significa “fim de um ciclo”, na língua celta. A origem católica: desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1º de...

Relação dos Esbats no Hemisfério Sul

Além da celebração dos Sabbats, os Wiccanianos reverenciam outras importantes mudanças que ocorrem na natureza como a mudança das fases lunares. A fase lunar mais importante é a cheia, momento onde a lua encontra-se em seu poder máximo, no ápice de sua força. A lua cheia representa a Deusa em sua face Mãe, o seu aspecto primordial. Aos rituais de Lua cheia damos o nome de Esbat, um termo que passou a ser popularmente usado a partir do início do século XX. A palavra Esbat vem do francês arcaico "Esbatre" que significa "divertir-se". Nos rituais de Lua cheia os Wiccanianos se reúnem em seus Covens, ou realizam cerimônias privativas, para prestarem seu culto devocional à Deusa e ao Deus para praticarem Magia, confeccionarem um talismã, consagrarem objetos e utensílios mágicos ou simplesmente cultuarem seus antigos Deuses. Os Esbats são momentos onde os Bruxos não só realizam suas celebrações em honra à Deusa, mas também compartilham notícias, opiniões e in...